domingo, 2 de dezembro de 2012

Orgulho a que levas

Orgulho, uma palavra forte.

Todos nós temos a nossa dignidade, o nosso orgulho, as nossas convicções... Mas será que agimos de acordo com aquilo que acreditamos ser o mais certo ou será que agimos de maneira a que o nosso orgulho não saia ferido?

Já conheci muitas pessoas, já tive muitas pessoas a quem chamei amigos, assim como já tive muitas pessoas que me desiludiram e eu também já desiludi muitas. Errar é humano e isso eu compreendo, da mesma forma que também é humano escolher as pessoas que nos interessam e deixar de lado as que não nos interessam.

É bastante normal entre amigos existir um atrito, uma briga, uma confrontação de ideias e ideais, mas tudo se resolve se realmente são amigos, porque no fim o que é que realmente importa?

Cheguei à conclusão que o que importa é o teu orgulho, dizes coisas, a seguir desmentes e afirmas que os outros estão a inventar para não ficares mal na história e, mesmo quando tens mais que uma pessoa a pôr-te entre a espada e a parede, viras as costas e vais-te embora com o teu orgulho, porque ele sim é o teu melhor amigo... É isso não é? O que importa és tu e em todas as histórias "lavares as mãos" e não saíres mal, não é? Mesmo que para isso tenhas que "cagar" para quem realmente gosta de ti, só porque és demasiado orgulhosa para admitir ao teu melhor amigo que estiveste mal ou que afinal tinhas mesmo dito aquilo?

Já viste o egocentrismo? Isto vai-te levar onde? Já pensaste que enventualmente as pessoas à tua volta vão perceber que tu só te importas é contigo própria e que entre tu ou aquela pessoa, escolhes-te sempre a ti? E se um dia ficares sozinha, afinal o orgulho importou assim tanto?

Há posturas que eu não compreendo e a tua definitivamente é uma delas. O teu melhor amigo está na fase mais difícil da vida dele e tu o que fazes? Por causa da MERDA do teu orgulho, "cagas" para o teu melhor amigo, logo agora quando ele mais do que sempre precisava de ti, que pessoa isto te torna?

Sempre soube que nunca és capaz de dar o braço a trocer quando achas que tens razão, mesmo que as pessoas te põem entre a espada e a parede e te mostram que as coisas não são bem como estás a pintar, tu ficas sempre na tua e o que importa é aquilo que tu pensas. Eu percebo que a vida te tenha levado a centrares-te em ti própria e a criares esta auto-defesa, mas PORRA, é o teu melhor amigo, não tens que ter auto-defesas com ele, não importa o que faças ele não te vai julgar e vai sempre gostar de ti da mesma maneira, mas mesmo sabendo tudo isto, no fim o que importa és sempre tu e o teu orgulho, acima de tudo e qualquer coisa, é não é?

Uma mensagem com uma frase, era tudo o que era preciso: "Desculpa fui estúpida, tu és mesmo importante para mim, és o meu melhor amigo e mais nada importa, simplesmente não consigo ver-te a sofrer e a passar por tu isto sem estar ao teu lado para te apoiar".

Ele deu-te um " back off"? Não interessa, insiste, porque no fundo sabes bem o quanto ele precisa de ti e o quanto ele quer que tu estejas presente e, os amigos são para isso, para estarem lá nos bons e também nos maus momentos.

Sempre pensei que envetualmente irias enviar uma mensagem, com uma frase semelhante à de cima, mas parece que me enganei, aliás parece que me enganei de todo à cerca da tua pessoa, no fim parece que afinal o teu melhor amigo não interessa, apenas interessam tu e o teu orgulho.

Apenas me pergunto, sentes-te mesmo bem contigo própria e achas que tomaste a decisão correcta? Sinceramente, espero que não, senão que desilusão, a sério, que desilusão...

Rita

Sem comentários:

Enviar um comentário