sexta-feira, 26 de junho de 2009

Religiões

Estava a dar umas espreitadelas nos blogs que mais gosto (Words in the Sand, deviam dar uma espreitadela) e deparei com um texto sobre religião.

Religiões, o que há a dizer sobre isso?

Eu como grande parte das pessoas que me são próximas, fomos educados segundo a religião cristã, frequentámos a catequese, alguns os escuteiros católicos. Hoje em dia, defino-me como uma pessoa que não segue nenhuma religião em especial, mas acredito que existe algo superior a nós e que a nossa vida não acaba quando morremos. Quanto ao cristianismo há muitas coisas que não concordo, tal como certos e determinados ideais mais que ultrapassados, a verdade é que a sociedade evolui mas as religiões ficam na mesma e, uma das grandes causas de não estarmos mais desenvolvidos a nível tecnológico deve-se em grande parte às religiões, no nosso caso ao cristianismo.

Mas atenção, eu respeito as pessoas que seguem uma religião, se elas se identificam então não tenho nada a dizer contra, mas gosto sempre de ter discussões construtivas sobre a religião e o que é bom ou mau. Acho que todos devíamos ter fé em algo, seja numa religião, num Deus em especial ou em alguma pessoa, qualquer coisa a que nos possamos agarrar nos tempos mais difíceis.

Esta conversa toda de religião, mas já pensaram que no fundo todas as religiões convergem para o mesmo? Um Deus, uma entidade superior a nós, que criou o mundo e pode acaba-lo quando quiser, quando achar que os seus discípulos estão condenados ao pecado eterno. Para os Judeus a entidade superior é Deus, para os Cristãos é Deus e Jesus Cristo, para os Muçulmanos é Alá, para os Budistas é Buda, para os Satânicos é Satanás, para os Egípcios eram vários Deuses (Rá, Anubis, Hórus, Ísis,...), para os gregos eram também vários deuses, mas Zeus era o todo poderoso.

Concluindo, todas as religiões acabam por convergir para o mesmo, uma ou mais entidades superiores que controlam o que nós fazemos, a diferença entre cada uma delas são os ideais e as crenças, mas no fim vai sempre existir algo superior, mesmo para aqueles que não seguem nenhuma religião em especial.

2 comentários:

  1. lol ainda bem que gostas do blogue, obrigada por recomendares =)
    foi mesmo isso que quis dizer com aquele post, não importa o nome que damos aos deuses ou se lhe chamamos apenas "força superior", no fundo vai tudo dar ao mesmo.

    ResponderEliminar
  2. Oi, obrigado pelo comentário no meu blog "explosoesmentais.blogspot.com".Mas quero dizer que perdi a senha dele e não estou a escrever mais nele. Se tiver interesse vou deixar o meu outro blog> www.capsulasdesono.wordpress.com
    Muito Obrigado, e o seu blog também é muito bom, vou passar a lê-lo.xD

    ResponderEliminar